O flangeamento elimina a necessidade de soldagem uma vez que a flange é montada livremente atrás da configuração de extremidade formada.
VANTAGENS DAS MÁQUINAS DE FLANGEAMENTO T-DRILL
As máquinas de flangeamento da T-DRILL formam um rebordo ou flange diretamente na extremidade do tubo permitindo a utilização de flanges soltas. Este processo poupa até 40% de tempo quando comparado com conexões de flange de gola tradicionais. A flange, também chamada de Van Stone ou flange solta, é fabricada através da formação de rolo na extremidade da bobina do tubo. A superfície da flange é suave e ranhurada dependendo da ferramenta de formação (rolo) utilizada.
Uma flange comercial solta apoia a extremidade do tubo formada: quando a conexão é realizada, uma junta é instalada entre as suas flanges formadas, seguras através de flanges comerciais aparafusadas. Uma vez que as flanges estão soltas, eliminam a soldagem e permitem uma rotação livre para alinhamento e aparafusamento, proporcionando, assim, uma redução de custos significativa.
FLANGEAMENTO EM TUBOS FRIOS OU AQUECIDOS:
O flangeamento a frio é utilizado para aço inoxidável, aço macio ou ligas de cobre. A espessura da parede do tubo pode ser de 1,5 mm até 5-6 mm dependendo do material e do diâmetro. No caso de ser necessário alívio de tensão, a máquina pode ser equipada com uma unidade de aquecimento opcional e pode ser utilizada para tratamento de calor após a flange ter sido formada.
A formação de flange pré-aquecida pode ser utilizada para aços inoxidáveis. Antes do flangeamento, a extremidade do tubo é pré-aquecida a 200 – 300º C, facto que evita o endurecimento de trabalho do material durante o flangeamento. O pré-aquecimento pode ser realizado através de uma unidade de aquecimento integrada com a máquina ou através do aquecimento do tubo com outro equipamento antes do flangeamento. A espessura da parede do tubo pode ir de 1,5 a 5 mm.
O flangeamento a quente é utilizado para aços de carbono se a espessura da parede exceder o limite de formação a frio ou se o tratamento a quente for tido como necessário. A extremidade do tubo é aquecida a aproximadamente 900 – 950 ºC de modo a reduzir a força exigida no flangeamento. Neste caso, não é necessário qualquer outro tratamento a quente após o flangeamento.
O tubo pode ser aquecido automaticamente com um queimador de gás opcional, integrado. A espessura da parede do tubo pode ir de 3 a 8,8 mm dependendo do diâmetro do tubo.
Frequentemente utilizadas em:
VANTAGENS DE PUXADORES DE EXTREMIDADE DE TUBO T-DRILL
Os puxadores de extremidade de tubo da T-DRILL foram criados para cumprir os requisitos de uma vasta gama de aplicações, incluindo formação de extremidade de tubos complexos ou excecionalmente compridos comuns em, por exemplo, ACR, painéis solares e indústria de trabalho mecânico.
Os puxadores são totalmente automáticos e adequados para fecho, redução e expansão de tubos de cobre e latão. A forma de fecho pode ser plana (90° reto), elítica (fecho curto) ou esférica (fecho redondo). As reduções e expansões são também possíveis até certos tamanhos.
O princípio é o seguinte: após o tubo ter sido engatado, um cunho rotativo será automaticamente alimentado na extremidade do tubo. A fricção do cunho aquece a extremidade do tubo estacionário, formando-o rapidamente à forma do cunho.
Frequentemente utilizadas em:
Mais informações sobre tecnologias diferentes:
Partilha nas redes sociais